Um coração para Cristo


Mateus 26

Neste capítulo solene, temos muitos corações revelados. O coração dos principais sacerdotes, o coração dos anciãos, o coração dos escribas, o coração de Pedro e o coração de Judas. Mas há um coração em particular diferente de todos os outros, e esse é o coração da mulher que trouxe o vaso de alabastro com um unguento muito precioso, para ungir o corpo de Jesus. Esta mulher tinha um coração voltado para Cristo. Ela pode ter sido uma grande pecadora - uma pecadora muito ignorante, mas os olhos tinham sido abertos para ver uma beleza em Jesus que lhe conduziu julgar que nada era demasiado caro para ser gasto nEle. Em uma palavra, teve um coração para Cristo.

Passando sobre os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas, olhemos por um momento no coração desta mulher em contraste com o coração de Judas e o coração de Pedro.

Um coração por dinheiro

Judas era um homem ganancioso. Ele amava dinheiro. Um amor muito comum em todas as épocas. Ele pregou o evangelho. Ele havia andado na companhia do Senhor Jesus, durante os dias de Seu ministério público. Ele tinha ouvido Suas palavras, visto Seus caminhos, experimentado Sua bondade. Mas, infelizmente! Embora um apóstolo, embora um companheiro de Jesus, embora um pregador do evangelho, ele não tinha um coração para Cristo. Ele tinha um coração para o dinheiro. Seu coração sempre foi movido pela ideia de ganho. Quando o dinheiro estava em questão, ele estava vivo. As profundezas de seu ser foram agitadas pelo dinheiro. “A bolsa” era seu objeto mais próximo e mais caro. Satanás sabia isto. Ele conhecia a luxúria especial de Judas. Ele tinha plena consciência do preço pelo qual poderia ser comprado. Ele entendeu seu homem, como tentá-lo e como usá-lo. Pensamento solene!

Observe, também, que a própria posição de Judas tornava-o ainda mais adequado para Satanás. Seu conhecimento dos caminhos de Cristo o tornou uma pessoa adequada para entregá-Lo nas mãos de Seus inimigos. O conhecimento intelectual das coisas sagradas, se o coração não for tocado, torna o homem mais terrivelmente insensível, profano e perverso. Os principais sacerdotes e escribas em Mateus 2 tinham um conhecimento intelectual da letra das Escrituras, mas nenhum coração para Cristo. Eles poderiam imediatamente entregar o rolo profético e encontrar o lugar onde estava escrito: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.” (Mateus 2: 6). Tudo isso era muito bom, muito verdadeiro e muito bonito; mas, então, eles não tinham coração para este “governador” - nem olhos para vê-lo - eles não O queriam. Eles tinham as Escrituras nas pontas dos dedos. Eles teriam se sentido envergonhados, sem dúvida, se não tivessem sido capazes de responder à pergunta de Herodes. Teria sido uma desgraça para os homens em sua posição exibir ignorância; mas eles não tinham coração para Cristo e, portanto, colocaram seu conhecimento das escrituras aos pés de um rei ímpio, que estava prestes a usá-lo, se pudesse, com o propósito de matar o verdadeiro herdeiro do trono. Tanto para o cabeça-conhecimento sem coração-amor.

Não é, entretanto, que faríamos pouco do conhecimento das escrituras. Longe dele. O verdadeiro conhecimento das Escrituras deve levar o coração a Jesus. Mas existe algo como conhecer a letra da Escritura para ser capaz de repetir capítulo após capítulo, versículo após versículo, sim, para ser uma espécie de concordância ambulante, e, ao mesmo tempo, o coração fica frio e insensível para com Cristo. Esse conhecimento apenas lançará mais um nas mãos de Satanás, como no caso dos principais sacerdotes e escribas. Herodes não teria pedido informações a homens ignorantes. O diabo nunca leva homens ignorantes ou estúpidos para agirem contra a verdade de Deus. Não; encontra uns agentes mais aptos para fazer seu trabalho. Os eruditos, os intelectuais, os que pensam profundamente, desde que não tenham coração para Cristo, responderão bem a ele, em todos os momentos. O que foi que salvou "os sábios do leste?" Por que Herodes - por que Satanás não pôde - recrutá-los para seu serviço? Preste atenção à resposta! Eles tinham um coração voltado para Cristo. Bendita salvaguarda! Sem dúvida, eles eram ignorantes das Escrituras - eles teriam feito nada além de procurar uma passagem nos profetas; mas eles estavam procurando por Jesus - sinceramente, honestamente, diligentemente procurando por Jesus. Portanto, Herodes teria felizmente feito uso deles, se pudesse; mas não deviam ser usados por ele. Eles encontraram o caminho para Jesus. Eles não sabiam muito sobre o profeta que falara do “Governador”; mas eles encontraram o caminho para o próprio “governador”. Eles O encontraram na pessoa de um bebê na manjedoura em Belém; e em vez de serem ferramentas nas mãos de Herodes, eram adoradores aos pés de Jesus.

Agora, não é que elogiaríamos a ignorância das Escrituras. De forma alguma. As pessoas que não conhecem as Escrituras certamente errarão muito. Foi para o louvor de Timóteo que o Apóstolo pôde dizer-lhe: “Desde criança sabes as Sagradas Escrituras, que podem tornar-te sábio para a salvação”; mas, então, ele acrescenta, “pela fé que está em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15). O verdadeiro conhecimento das Escrituras sempre nos conduzirá aos pés de Jesus; mas o mero conhecimento intelectual das Escrituras, sem amor de coração por Cristo, somente nos tornará os agentes mais eficazes nas mãos de Satanás.

Assim, no caso do coração endurecido e amante do dinheiro Judas, Ele tinha conhecimento, sem uma centelha de afeição por Cristo. Sua própria familiaridade com Aquele bendito tornava-o um instrumento adequado para o diabo. Sua proximidade com Jesus permitiu que ele fosse um traidor. O diabo sabia que trinta moedas de prata poderiam comprar seu serviço na horrível obra de trair seu Mestre.

Leitor, pense nisso! Aqui estava um apóstolo - um pregador do evangelho - um alto mestre; no entanto, sob o manto da profissão, estava “um coração exercitado em práticas cobiçosas” - um coração que tinha um amplo espaço para “trinta moedas de prata”, mas nenhum canto para Jesus. Que caso! que retrato! que aviso! Oh! Todos vocês, mestres sem coração, pensem em Judas! pense em seu curso! pense em seu personagem! pense em seu fim! Ele pregou o evangelho, mas nunca conheceu, nunca acreditou, nunca sentiu. Ele pintou raios de sol sobre telas, mas nunca sentiu sua influência. Ele tinha muito coração para o dinheiro, mas nenhum coração para Cristo. Como "o filho da perdição", "ele se enforcou" e "foi para o seu próprio lugar". Cristãos professos, acautelem-se do conhecimento intelectual, da profissão de boca, da piedade oficial, da religião mecânica - acautelem-se dessas coisas e procurem ter um coração para Cristo.

Um verdadeiro coração dividido

Em Pedro, temos outro aviso, embora de tipo diferente. Ele realmente amava Jesus, mas temia a cruz. Ele evitou confessar Seu nome no meio das fileiras do inimigo. Ele se gabou do que faria, quando deveria ter se esvaziado de si mesmo. Ele estava dormindo profundamente quando deveria estar de joelhos. Em vez de orar, ele estava dormindo; e, então, em vez de ficar quieto, ele estava desembainhando sua espada. “Ele seguiu Jesus de longe” e depois “se aqueceu no fogo do sumo sacerdote”. Finalmente, ele amaldiçoou e jurou que não conhecia seu gracioso Mestre. Tudo isto era terrível! Quem poderia supor que o Pedro de Mateus 16:16 é o Pedro de Mateus 26? Ainda assim é. O homem, em sua melhor condição, é apenas como uma folha seca de outono. Não há ninguém que permaneça. A posição mais elevada, a mais ruidosa profissão, podem terminar em seguir Jesus “de longe” e em negar vilmente Seu nome.

Pedro teria rejeitado a ideia de vender Jesus por trinta moedas de prata, mas tinha medo de confessá-lo diante de uma criada. Ele pode não o ter traído aos seus inimigos, mas o negou diante deles. Ele pode não ter amado o dinheiro, mas falhou em manifestar um coração para Cristo.

Lembre-se da queda de Pedro e tenha cuidado com a autoconfiança. Cultive um espírito de oração. Fique perto de Jesus. Fique longe da influência dos favores deste mundo. "Mantenha-se puro." Cuidado para não cair em uma condição de sono e letargia da alma. Seja sério e vigilante. Esteja ocupado com Cristo. Esta é a verdadeira salvaguarda. Não ficai satisfeito com a mera evitação do pecado declarado. Não descanse na mera inocuidade de conduta e caráter. Cultive afeições vivas e calorosas para com Cristo. Aquele que “segue Jesus de longe” pode negá-lo em breve. Pensemos nisso! Tiremos proveito do caso de Pedro. Ele mesmo depois nos diz para “estar sóbrios, ser vigilantes; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando a quem possa devorar; a quem resistam, firmes na fé” (1 Pedro 5: 8-9). Estas são palavras pesadas, vindas, como vêm, do Espírito Santo, por meio da pena de alguém que tanto sofreu por falta de “vigilância”.

Bendita seja a graça que pôde dizer a Pedro, antes de sua queda: “Rogo por ti para que a tua fé não desfaleça”. Marcos, Ele não diz: "Roguei por ti para que não caias." Não; mas “para que a tua fé não desfaleça”, quando caíste. Graça preciosa e incomparável! Este foi o recurso de Pedro. Ele era um devedor à graça, do princípio ao fim. Como um pecador perdido, ele era devedor do "precioso sangue de Cristo"; e como um santo trôpego, ele era devedor da prevalecente advocacia de Cristo. Assim foi com Pedro. A advocacia de Cristo foi a base de sua feliz restauração. Judas nada sabia dessa advocacia. Somente aqueles que são lavados no sangue participam da advocacia. Judas também não sabia de nada. Portanto, "ele foi e se enforcou"; ao passo que Pedro saiu, como uma alma convertida ou restaurada, para “fortalecer seus irmãos”. Não existe ninguém tão capaz de fortalecer seus irmãos do que alguém que tenha, ele próprio, experimentado a graça restauradora de Cristo. Pedro pôde se apresentar à congregação de Israel e dizer: “Negastes o Santo e o Justo”, exatamente o que ele próprio fizera. Isso mostra como sua consciência foi inteiramente purificada pelo sangue e seu coração restaurado pela defesa de Cristo.

Um coração inteiro

E agora, uma palavra sobre a mulher com o vaso de alabastro. Ela se destaca em contraste brilhante e bonito com todos. Enquanto os principais sacerdotes, anciãos e escribas conspiravam contra Cristo, "no palácio do sumo sacerdote, que se chamava Caifás", ela ungia Seu corpo "na casa de Simão, o leproso". Enquanto Judas fazia aliança com os principais sacerdotes de vender Jesus por trinta moedas de prata, ela derramava o precioso conteúdo de seu vaso de alabastro sobre Sua Pessoa. Contraste tocante! Ela estava totalmente absorta em seu objeto, e seu objeto era Cristo. Aqueles que não conheciam Seu valor e beleza poderiam declarar seu sacrifício um desperdício. Aqueles que puderam vendê-lo por trinta moedas de prata podem falar de "dar aos pobres"; mas ela não os atendeu. Suas suposições e murmúrios não eram nada para ela. Ela havia encontrado tudo em Cristo. Eles podem murmurar, mas ela pode venerar e adorar. Jesus era mais para ela do que todos os pobres do mundo. Ela sentiu que nada era “desperdício” do que era gasto com ele. Ele poderia valer apenas trinta moedas de prata para alguém que tinha um coração para o dinheiro. Ele valia dez mil mundos para ela, porque ela tinha um coração voltado para Cristo. Mulher feliz! Que possamos imitá-la! Que possamos sempre encontrar nosso lugar aos pés de Jesus, amando, adorando, admirando e venerando Sua bendita Pessoa. Que possamos gastar e ser gastos em Seu serviço, mesmo que mestres sem coração considerem nosso serviço um “desperdício” tolo. Aproxima-se rapidamente o tempo em que não nos arrependeremos de nada feito por amor de Seu nome; sim, se houver espaço para um único arrependimento, será que servimos tão fraca e debilmente à Sua causa no mundo. Se, na “manhã sem nuvens”, um só rubor mantivesse o rosto, será que não nos dedicamos, quando aqui embaixo, mais integralmente ao Seu serviço.

Leitor, vamos refletir sobre essas coisas.

E que o Senhor nos conceda UM CORAÇÃO PARA CRISTO!

Charles Henry Mackintosh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alegrai-vos na esperança

O inverno está chegando...

Um ajudante inesperado