Tarraxas


Quando nos faltam palavras ou mesmo forças para articulá-las, a música pode vir da alma como uma água que brota de uma fonte com toda a sua força e jeito para vencer as pedras e a terra. Sua melodia pode ecoar de uma forma que chegue a outros corações e tocá-los de maneira que nem sempre compreendemos.

Há uma mensagem para você ali? Quantas vezes algumas músicas possuem letras que nos trazem aquilo que precisamos... Nos fazem refletir, chorar, cantar, rir e até dançar! Falo de música boa, daquelas que dá gosto de ouvir várias e várias vezes.

Para produzir a música, a bela poesia que une som e silêncio, pode se utilizar de instrumentos. Cada um deles possui um timbre único. Uma marca vocal. Algo que o fará diferir de outros e ser reconhecido para aos ouvidos atentos. Quando tocado da forma correta irá soar lindamente. As mãos do músico precisam ser habilidosas e precisam conhecer as notas e estrutura básica do que quer compor, assim como do instrumento. E se as cordas de algum instrumento não estiverem boas? Você pode ter algum instrumento guardado, às vezes até sem cordas, largado e empoeirado. Assim como estava meu velho violão. 

O ganhei de minha mãe na adolescência, uma fase que estava muito empolgada, mas sem tempo nem dinheiro para aulas de música. Havia entrado no coral Corpo e Voz, da escola no ensino médio. Chegamos a fazer apresentações até no Teatro Arthur Azevedo! Compramos alguns daqueles livros de banca de revista, e me esforcei para entender e praticar sozinha. Até o dia que uma corda arrebentou. Então, o fogo apagou e meu caro amigo virou objeto de decoração, assim como um que um de meus tios tinha e que ficava pendurado no quarto dele. Ele havia ganhado de lembrança de uma irmã sua que havia morrido.

Contentei-me em apenas ouvir a música que outros produziam e até a duvidar da minha capacidade de um dia produzir algum som novamente com ele. Pensei em me desfazer dele, algumas vezes também. Porém, continuava em minha parede. A minha educação foi integral. Das 07 da manhã às 07 da noite no ambiente escolar por 8 anos. E no corre-corre do dia-a-dia, o violão ia apenas ficando ali, sem som e acumulando poeira.

Quantas vezes nossas Bíblias também não ficam assim? Ou alguma outra coisa que deixamos para depois, e o depois nunca chega? Pode ser uma mensagem que você poderia enviar a algum amigo (a), uma receita diferente que você poderia cozinhar, uma caminhada que você poderia fazer com o seu animal de estimação, um abraço em um familiar? Veja o que você pode fazer, lembrando sempre de ter o Senhor como o seu centro em tudo do que você fizer. Afinal, o viver é Cristo.

Comecei a trabalhar, mesmo entre uma tentativa e outra, ele continuava lá parado. Até que um dia o levei para um passeio. Nem lembro muito bem de onde veio a ideia. Eu e minha mãe fomos visitar meu pai em sua casa. Devido às complicações da vida, não tínhamos muito contato, mas sempre tivemos muito em comum. A música é uma dessas tantas coisas.

Um homem simples. Daqueles que só vive para trabalhar, mas com coração de boêmio, poeta. Abriu alguns de seus cadernos e declamou algumas coisas. Disse-me todo contente que sempre orou para que Deus desse a graça de ao menos uma de suas filhas ser salva e estava contente por partilharmos da mesma fé, daquelas simples, que se contenta com o Senhor Jesus, apenas. 

Ele falou um pouco sobre os erros do sistema clerical, e então eu quem fiquei feliz, de não apenas ele professar crer no Senhor Jesus, mas também ter entendimento da Palavra.

E durante este breve, e um dos poucos momentos a partilhar da sua presença em minha vida, ele disse ter a solução para o meu violão. Ele tirou do meio de suas coisas umas cordas, um afinador e tentou arrumar. Porém, a base de uma das tarraxas foi perdida e a corda não ficava firme. Como todo brasileiro criativo, deu um jeito com uma borrachinha. Tudo novo. Afinado. O que estava morto, reviveu.

Ali também reviveu minha esperança. Vendo ele naquele momento de paz entretido com o som, minha mãe o admirando, e eu ainda mais. Quero te estimular a orar por seus pais. Independente de como eles tenham sido para você. Mesmo que você nem mesmo os conheça. O Senhor sabe de todas as coisas. Não devemos culpar nossos pais por tudo. Também são almas que necessitam de Cristo. Com suas falhas, seus medos, dores e traumas. Às vezes vivemos uma vida difícil em busca de culpados ou de fugas, mas cada um tem o seu caminho. Encare o seu e perdoe seus pais. Ore por eles. Honre-os como o Senhor te direcionar. E não desista deles, mesmo quando estiverem "velhos ranzinzas", Deus conhece as orações que eles fizeram por você e os motivos para estarem perto ou longe. E mesmo que nunca tenham feito nenhuma, pois talvez ainda não tenham conhecido o Senhor, te animo ainda mais a orar por eles! A compartilhar sua fé e alegria, não no orgulho do jovem de querer ensinar um mais velho, mas como de uma criança que vem alegre mostrar o desenho novo que pintou na escola. 

Quem sabe assim uma música possa tocar novamente em seus corações.

RLC

Hino 209

A voz de Cristo ouvi dizer:
"Descanse vindo a Mim,
Recoste a cabeça aqui,
Te quero junto a Mim".
Assim cheguei eu a Jesus,
Cansado de pecar,
Consolo em Seu amor achei,
Perdão e o repousar.

A voz de Cristo ouvi dizer:
"De graça te darei
A água viva a jorrar,
A sede aplacarei".
Do rio vivificador
Que é Cristo já bebi,
Saciou-me a sede o Salvador,
Agora vive em mim.
 
A voz de Cristo ouvi dizer:
Do mundo a luz Eu sou,
Oh! Vinde a Mim! E hão de luzir
Meus raios sobre ti.
Fui a Jesus e n’Ele achei
Um Sol sempre capaz
De iluminar o meu andar
E me guardar em paz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alegrai-vos na esperança

O inverno está chegando...

Um ajudante inesperado