O inverno está chegando...


Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

Tiago 5:7


Onde nasci e atualmente ainda moro, temos duas estações bem definidas, inverno (chuvas) e verão (calor), o resto é período de transição. E nestas temos ondas de calor, muitos insetos e chuvas esporádicas e torrenciais. 

Neste momento, o período chuvoso está prestes iniciar, na verdade, no momento que escrevo a chuva já deveria ter chegado aqui. Muitos ao meu redor tem percebido o mesmo, as chuvas não são mais como quando éramos crianças. Antes do final do ano a chuva costumava dar às caras e até o final do semestre seguinte: muita chuva!

Acredito que muita coisa tem afetado esse balanço, e que essa inconstância é como uma batalha dos céus. Então temos que sair todos os dias sempre preparados para o que der e vier. 

O calor está muito intenso e os insetos se multiplicam. Com tudo isso, ontem orei agradecendo por esta permissão do Senhor. Não estava conseguindo dormir direito devido a isso, mas agradeci. Bem, uma coisa eu consegui depois disso, eu dormi e muito bem. O calor e os insetos já não eram mais importantes.

Quantas vezes agradecemos pelas circunstâncias nem sempre confortáveis? Não consegue dormir? Aproveite esse tempo para sentar aos Seus pés e agradecer.

Pela manhã, o Senhor me animou a continuar a escrever. Tive um pensamento das coisas do Senhor e depois esqueci. Mas ao tentar lembrar o que era encontrei outro pensamento. A chuva serôdia.

Essa expressão estava na minha cabeça e resolvi desenvolver ela. Li alguns versículos sobre a chuva. E comecei a construir este texto.

Escolhi um eixo, uma âncora. O versículo acima seria o meu guia e alvo hoje. O que teria para mim?

Ao me ater em temporã e serôdia e curiosa com seus significados encontrei:

Temporã - "Que nasce, floresce ou frutifica antes do tempo próprio na sua espécie. Fruto que nasce fora da época esperada, em períodos em que seu desenvolvimento é difícil, especialmente por conta do clima."

Serôdia - "Significa 'que vem tarde' ou 'tardio'. Também pode significar 'que aparece ou acontece fora do tempo que é considerado próprio'.

O Senhor tem me ensinado sobre florescer e cada estação. Algumas coisas vem fora de tempo, pelo menos do nosso ponto de vista. O Senhor nunca está atrasado. Li também um comentário esses dias sobre Marta onde o irmão afirma que "Marta expressou uma fraqueza de fé que também era vista entre muitos dos judeus crentes da época. Ela honrou o poder do Senhor, mas questionou Sua pontualidade e modos – e até O acusou de chegar atrasado" .

Agimos assim?

Uma vez pedi oração para meus pais, para que um dia eu me casasse. Meu pai respondeu minha mensagem no dia seguinte e suas palavras carrego comigo "Continue orando, o homem para ser seu esposo precisar ser muito do Senhor. E não cometa o mesmo erro que Sara!".

Então fiquei por muito tempo pensando, qual foi o erro de Sara? Não confiar no Senhor. Ela olhou para a fraqueza própria e também de seu marido e cometeu um erro que perdura até então. 

Mas, e se Ele não der chuvas? Pergunta o coração de incredulidade.

Ainda teremos a Sua presença no deserto para nos fazer descansar. Responde a fé.

Leia 1 João 5:14. Segundo a Sua vontade.

Aproveite esse tempo de caminhada para continuar na presença dEle. Que, ah!, esta sim é uma espera certa. A verdadeira esperança garantida nesta vida. A que nosso Noivo nos ama e nos espera, e logo, muito em breve poderemos estar com Ele para sempre.

A caminhada cansa? Ele sabe disso (João 4).

Portanto, fique firme neste deserto. Ele está com você e sabe pelo que estás passando, olhe para Suas feridas e não esqueça: Ele te ama.

E quando estive cansado, não desista! Apenas pare um pouco junto ao poço e tome um gole da Água Viva e descanse.

RLC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alegrai-vos na esperança

Um ajudante inesperado